Relatório do goleiro

Esse projeto consiste em uma série de visualizações de dados sobre a posição menos estudada do futebol até o momento: os goleiros. Procurei criar meios que permitissem a avaliação mais detalhada e justa dos goleiros. Os quatro tipos de imagens foram:

Primeiro, demonstrei os números mais importantes para a posição de goleiro com o intuito de reunir todos esses dados em apenas uma imagem, o que facilita o entendimento da qualidade e perfil de cada goleiro. Dividi em três linhas que mostram os três tipos de dados: gols sofridos, defesas e qualidade com os pés. Com isso, já facilita a análise da temporada do goleiro.

A área de influência serve para medir o quão proativo um goleiro é ao atacar cruzamentos que vão em direção à sua área! A proatividade talvez seja o atributo mais importante para um goleiro que atua por uma grande equipe. Isso se deve ao fato dos times mais poderosos acabarem sofrendo poucos ataques, que acontecem em sua grande maioria, através de bolas paradas e cruzamentos. Portanto, goleiros proativos que dominam a sua área tendem a ser muito valiosos. Nesse exemplo, Kepa obteve a maior área de influência entre os três goleiros que mapeei. Entretanto, pode-se notar que o espanhol possui menos ações fora da pequena área do que os outros dois. E no texto, ratifico que a maioria de suas coletas de cruzamento não foram contestadas. Kepa não atuou da forma ideal quando seu time mais precisou em bolas paradas e cruzamentos mais perigosos. O que fez com que seu time fosse o mais vazado do campeonato nesse quesito.

Os sonares foram criados com o intuito de mostrar visualmente como o goleiro espalma os chutes que vão na sua direção durante uma temporada. Os melhores goleiros nunca devem espalmar os chutes para a zona de perigo. Todo torcedor de futebol cresceu ouvindo isso. Contudo, pode ser provado matematicamente que é o pedaço de campo mais provável de um adversário fazer gols. De acordo com David Sumpter, doutor em matemática e analista de desempenho, último terço de um campo de futebol é dividido em quatro zonas de probabilidade de gols. O valor vai de 1% até 30%. A zona conhecida como perigosa é basicamente a área dos 30%. Portanto, ela deve ser evitada pelo arqueiro a todo custo!

O veredito foi criado com a intenção de analisar a visualização. Como o analista Mairon Rodrigues disse em sua entrevista, o dado acima de tudo é muito prejudicial para a análise. Quanto mais contexto é adicionado, melhor será a conclusão gerada pelo dado. Com isso, escrevi sucintos paragráfos sobre cada dado criado durante o projeto. E, ao final, consegui qualificar o goleiro em cada uma das métricas.

 

Escolha dos goleiros

Após a definição do que seria criado, escolhi quatro goleiros com temporadas bastante contrastantes com o intuito de criar perfis diferentes que ajudariam numa melhor compreensão das visualizações. Os goleiros escolhidos foram: Edouard Mendy (Chelsea), Thibaut Courtois (Real Madrid), Kepa Arrizabalaga (Chelsea) e Diego Alves (Flamengo). Mendy e Courtois foram os goleiros com melhor desempenho, Diego Alves performou de forma mediana e Kepa foi abaixo da média.

Edouard Mendy

 

Thibaut Courtois

Diego Alves

Kepa

Apenas o gráfico

Por último, também produzi uma versão mais simplificada do sonar com um foco apenas no gráfico.